OS TIPOS FÍSICOS E COMO VALORIZÁ- LOS

Tipo Físico- Estilo LM

 

Na moda são impostos vários padrões a serem seguidos, mas cada uma de nós possuímos um formato de corpo diferente. A identificação do tipo físico vem para nos esclarecer quais as peças realçam o que temos de mais bonito e camuflam as imperfeições da melhor forma possível.

E você sabe como identificar o seu tipo físico? Vou te mostrar como fica bem mais fácil se vestir depois de saber em qual categoria seu corpo se encaixa e ainda vou te dar algumas dicas das melhores peças para valorizá- lo. Então mãos a obra?!

As silhuetas são classificadas como: triângulo invertido, triângulo, retangular, ampulheta e oval.

Tipos Físicos- Estilo LM

Para identificar em qual categoria seu corpo se encaixa, basta ir em frente ao espelho e ver com qual dessas silhuetas seu corpo mais se assemelha, de acordo com as características a seguir:

TRIÂNGULO INVERTIDO

Triângulo Invertido

Os ombros são mais largos que a cintura e o quadril, tem seios médios/grandes e pernas longas e finas.

Se esse for seu caso você pode valorizar as pernas e quadris, mantendo os detalhes da cintura para baixo, reduzindo a atenção dos ombros.

Para um visual equilibrado você pode usar peças que criem volume na parte de baixo. Calças pantalona, flare, alfaiataria e jeans com lavagens claras. As saias podem ser rodadas, evasê, retas ou lápis, desde que sejam de tecidos mais encorpados e/ou estampados. Já na parte de cima, procure usar cores escuras ou estampas mais delicadas e com fundos escuros.  Abuse do decote em “V”, blusas com babados na barra e manga flare. Se a blusa for sem manga, opte pelas alças largas.

Procure evitar calças escuras e muito justas como a montaria, skinny e leggings, porque deixam as pernas mais finas. E blusas que tenham detalhes nos ombros, tecidos muito encorpados, estampas grandes e/ou horizontais e decote canoa, porque irão evidenciar a parte superior.

TRIÂNGULO

Triângulo

Os quadris, glúteos e culotes são mais largos do que os ombros e a cintura.

Se você possui essas características, valorize a parte superior do seu corpo para desviar a atenção dos quadris.

Para equilibrar as formas, você pode utilizar roupas que proporcionem volume, mas sem exageros, na parte de cima. Blazer e jaquetas com lapelas, blusas e camisas acinturadas. Explore os decotes canoa, redondos e V. E não se esqueça das texturas, estampas, drapeados e babados para dar destaque nessa região. Na parte de baixo, opte por cores escuras, saias moderadamente justas ou evasê, calças de corte reto, e peças de cintura alta.

Busque evitar saias e calças com volume, peças que terminem na altura do quadril, além dos bolsos, bordados e babados na parte inferior.

RETANGULAR

Retangular

Os ombros, cintura e quadril possuem quase a mesma largura.

Se esse é seu tipo de corpo, procure destacar sua cintura, para dar a ilusão de possuir curvas.

Para evidenciar a cintura, procure por peças que criem ilusão de quadris mais largos, como: saias soltas, evasê, tulipa e rodadas, calça pantalona e alfaiataria com bolso faca. Blusas com decotes U e V. Abuse das cores claras, estampas, tecidos com texturas, bordados e babados.

Procure evitar roupas muito largas, golas altas, peças muito justas na parte superior e inferior ao mesmo tempo e cortes retos.

AMPULHETA

Ampulheta

Ombros e quadris possuem a mesma medida e cintura fina e curvilínea.

Se esse for seu caso, explore de peças que valorizam a cintura para tentar equilibrar com os ombros e quadris.

As roupas mais indicadas para você são blusas e vestidos transpassados ou que marquem a cintura, e no caso dos vestidos, que eles tenham um corte evasê ou godê. Abuse das estampas que você se identificar!

Apenas evite calças muito justas com blusas muito amplas no mesmo look e peças muito justas ou muito largas. Além de roupas que sejam de tecidos estruturados.

OVAL

Oval

O corpo é mais arredondado, onde a cintura é geralmente alinhada com os ombros e quadris e normalmente está acima do peso.

Se você possui essas características, procure peças que destaquem seu colo, braços e pernas.

Na parte superior use vestidos transpassados, blusas soltinhas ou que vão até a metade do quadril, regatas com alças largas, decotes em U ou V com detalhes, aplicações e bordados. Já na parte inferior o mais indicado são calças retas ou flares, sais de corte godê, evase ou levemente rodadas. Abuse dos looks monocromáticos!

Procure evitar peças muito largas, muito justas ou muito curtas, calças e saias com cintura baixa e vestido estilo tubinho.

Agora vou dar um exemplo baseado no meu corpo, sou magrinha, mas tenho a cintura fina e meus ombros e quadris possuem a mesma medida, então me encaixo na categoria ampulheta, mas quando eu perco um pouco de peso, perco medidas no quadril, assim meu corpo passa a ser triângulo invertido. Então mais uma dica é sempre estar verificando seu tipo físico quando perceber uma variação de peso. =)

Viu como é fácil? Depois dessas dicas basta adapta-las ao seu estilo e ver o que efetivamente fica bem em você.

Quero saber qual é o seu tipo físico. Me conta aqui nos comentários!

Beijos da Luh.